Nódulos Pulmonares
Ainda esta semana me ligou um amigo, por causa de uma TAC que tinha feito e cujo relatório tinha "lá uma coisa que de que não gostou nada"!

É claro que o Paulo tinha algumas culpas no cartório... Fumador de longa data, daqueles que fuma com prazer e, para quem, apesar de reconhecer não lhe faz muito bem, não lhe passa verdadeiramente pelo espírito deixar o tabaco.
"E afinal, o tinha a TAC?!""Fala aqui num micro-nódulo pulmonar sólido!!"
Ora bem...
Os micro-nódulos pulmonares são muito frequentes e a maioria são benignos, sendo o resultado de um crescimento anormal de tecido no pulmão.
Habitualmente são identificados em Rx ou TAC, muitas vezes realizados por outro motivo qualquer.
Pode ser apenas um ou podem ser vários e atingir apenas um dos pulmões ou estar presentes em ambos.
De qualquer forma, vasta maioria, não causa qualquer sintoma.
O que é que causa estes nódulos?
Bem, podem ter inúmeras causas - infecções, processos de cicatrização, doenças auto-imunes e, apenas raramente, neoplasias.
Felizmente 95% dos nódulos são benignos! Ainda assim é totalmente compreensivel que, ao tomar conhecimento da sua existência, gerem muita ansiedade e apreensão!
Felizmente existem protocolos de acompanhamento destes nódulos, para sabermos exatamente como devemos proceder em função do seu aspecto, tamanho e fatores de risco.
Gosto de explicar aos meus doentes que, quando tomamos conhecimento da existência destes nódulos, é exactamente como quando conhecemos uma pessoa. Podemos gostar mais, ou menos, do seu aspeto, ou ser influenciados por alguma informação prévia, mas só o tempo dirá acerca da sua verdadeira índole.
É claro que, em determinados casos, não podemos ficar passivamente a vigiar o seu comportamento e temos que avançar com outros exames, seguido os ditos protocolos.
Felizmente, no caso do meu amigo Paulo, foi possível traçar um plano simples de seguimento por TAC.
Ahhh... o Paulo não fuma desde que leu o relatório.
23 jul 2022