Enfisema
Ainda esta semana recebi uma mensagem, através do messenger, em que alguém me dizia que tinha Enfisema e perguntava se era grave!
Lembrou-me imediatamente de uma última consulta numa sexta-feira, por sinal antes das, já esgotadas, férias... em que um doente, visivelmente apreensivo, vem ao meu encontro no consultório, com um relatório de TC que mencionava, precisamente, Enfisema!
O que significa, afinal, Enfisema??
O Enfisema é uma doença pulmonar, que habitualmente se desenvolve após anos de tabagismo. A bronquite crónica e o enfisema, pertencem ambos a um grupo de doenças pulmonares a que atualmente chamamos Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)
De forma resumida, o Enfisema é uma doença que envolve a destruição dos alvéolos.
Os alvéolos são minúsculos saquinhos, que existem agrupados nas extremidades dos bronquíolos. Estima-se que cada um de nós, venha "de origem", com cerca 300 milhões de alvéolos. Quando inspiramos, os alvéolos distendem e o ar entra, transportando um novo carregamento de oxigénio para o sangue. Quando expiramos, os alvéolos voltam à sua forma original e o ar deixa os pulmões, levando dióxido de carbono.
No Enfisema, com a destruição dos alvéolos e tecido pulmonar, diminui a quantidade de oxigénio transportado para o sangue e desenvolve-se obstrução brônquica. Embora muitas vezes seja detetado na TC, a forma mais rigorosa que temos para quantificar a sua gravidade é através das Provas de Função Respiratória
.Quais são os sintomas?
São semelhantes a muitas outras doenças pulmonares e incluem falta de ar, cansaço, sensação de aperto no peito, pieira, tosse e expectoração. Costumo explicar aos meus doentes fumadores que o Pulmão é um órgão traiçoeiro, porque muitas vezes, os sintomas só aparecem, quando quase 50% da capacidade já se perdeu.
E como tratamos os doentes com Enfisema?Obviamente, deixando de fumar!
Utilizando broncodilatadores inalados, as famosas "bombas", cujos receios é necessário desmistificar!
Prevenindo infecções, através das várias vacinas disponíveis para o efeito.
Termino com a história de um doente, e agora também amigo, que chegou até mim quase sem capacidade para caminhar pela falta de ar que tinha. O diagnóstico? Enfisema! E grave! Felizmente, estava localizado na parte superior dos pulmões, sob a forma de grandes bolhas! Foi operado com sucesso e hoje faz trecking e geocaching.
06 ago 2022